top of page

Certidão Italiana. Como encontrar?

facciolicidadaniai

A Certidão Italiana do seu antenato é o documentos mais importante para o reconhecimento da sua cidadania italiana. Ela é a base de tudo! Então é imprescindível que você encontre esse documento! Sem ela, nada feito!


A primeira coisa que você deve fazer é conversar com as pessoas mais antigas da sua família e perguntar tudo que eles, se tem copias das certidões da sua linha de transmissão, se conheceram o seu antenato italiano, se sabem onde ele faleceu, se foi casado no Brasil ou na Itália. etc.


É muito importante você descobrir logo no começo se o seu Dante Causa se casou na Itália o se e se casou no Brasil!


No meu caso, eu descobri pela certidão de desembarque (Memorial do Imigrante SP) do meu dante causa era natural da provincia de Verona, veio para o Brasil com 28 anos, com um filho de 1 e meio. Então eu presumi que como os italianos eram muito católicos, dificilmente teriam filhos sem antes se casarem. Então comecei a procurar primeiro a certidão de casamento dele, pois já existiam registro civil. E foi dito e feito!


Se o seu antenato nasceu na Itália e se casou no Brasil, primeiramente faça o mesmo que eu, vai atrás da certidão de casamento dele no cartório brasileiro, pois pode ser que ele tenha apresentado algum documento de nascimento ou informado a data e local de nascimento.


Se você não souber a data de nascimento do italiano, tente descobrir pelo menos o ano de nascimento dele. Consulte a certidão de Casamento e/ou Óbito dele.


  1. Localizar e verificar a certidão de CASAMENTO dele. Pode ser que esteja mencionado somente o ano do nascimento, ou que seja declarada a sua idade no ato do casamento. Neste caso, você precisará subtrair a data que ele tinha no casamento da data do casamento. Fazendo isso, você terá o ano aproximado do nascimento dele.

  2. A outra forma de tentar descobrir a idade e local de nascimento do seu antenado é através da certidão de ÓBITO. Neste caso, você precisará verificar qual idade ele tinha na data que ele faleceu. Faça a subtração do ano do falecimento menos a idade que ele tinha e terá a data aproximada do nascimento dele.


Lembrando que a certidão de casamento é mais confiável, pois no óbito, na maioria dos casos, o declarante não tem as informações precisas.


Outra forma muito boa de saber mais sobre o seu antenato italiana é através da certidão de desembarque. Faça como eu, se você for de SP, vá até o Museu da Imigração do Estado de São Paulo (antiga Hospedaria do Imigrante). Neste museu, são conservadas as listas de desembarque dos italianos que chegavam para trabalhar nas fazendas do interior de São Paulo.


Visitar o Memorial do Imigrante é fazer uma viagem no tempo. O local é muito bem cuidado, tem o museu, a maria fumaça da época, é possivel até fazer um passeio nela. Este museu é um local obrigatório de visitação a todos aqueles que estão em busca das suas origens.


Segue o endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – ao lado da estação Bresser do metrô e o endereço do site é  http://museudaimigracao.org.br


Vá até lá e peça pela Certidão do Desembarque do seu antenado, informe o nome e sobrenome dele e a idade, se você souber.


Com sorte você encontrará o registro do seu italiano lá e lá você encontrará informações preciosas, tais como a data da chagada, idade e com quem ele veio.



Outros arquivos pelo brasil



Sabe-se que milhares de italianos passaram pela antiga Hospedaria do Imigrante em SP, mas também, muitos outros foram direto para outros Estados, e se for caso o seu antenato, abaixo segue outros lugares para você pesquisar:



Então é isso. Se tiver alguma dúvida, escreva um comentário aqui.


Forte abraço.


 
 
 

Comentários


Recebe o nosso E-book com todo o passo-a-passo grátis

© 2024 by Faccioli Cidadania Italiana

bottom of page