A primeira coisa que você precisa descobrir é QUEM É O SEU ASCENTENTE ITALIANO, também chamado de DANTE CAUSA. Pois é ele quem transmite a cidadania italiana.

E por onde começar? Comece fazendo uma árvore genealógica simples usando papel e caneta mesmo. ex:
Comece com a sua Certidão de Nascimento (inteiro teor), você verá que constam as seguintes informações:
Seu nome, o nome dos seus PAIS e o nome dos seus AVÓS.
Depois olhe a certidão de nascimento do seu pai (ou da sua mãe, caso seja ela quem transmita a cidadania italiana).
Com a certidão do seu genitor em mãos, você encontrará mais informações:
Nome dos seus PAIS, o nome dos seus AVÓS e o nome dos seus BISAVÓS.
Entendeu a lógica? O próximo passo é conferir a certidão de nascimento do seu avô (ou avó, caso ELA esteja na sua linha de transmissão).
Dessa forma você conseguirá encontrar todas as informações, tais como nomes e datas e locais dos seus ascendentes e principalmente, você descobrirá o nome e demais informações do seu italiano e quem sabe até descobrirá a data e o local de nascimento dele. Isso ajudará MUITO a hora de começar a procurar as certidão dele na Itália.
Depois que conseguir todas as certidões de nascimento dos seus ascendentes, você também deverá buscar pelas certidões de casamento (inteiro teor) e óbito (se for o caso), seguindo sempre a mesma lógica, começando das mais recentes até as mais antigas.
Uma dica muito boa é quando não se sabe o local do casamento de algum ascendente: Verifique onde nasceu o filho mais velho, pois é bem provável que tenha nascido na mesma cidade onde os pais se casavam.
Comments